domingo, 10 de abril de 2011

DE TAL MODO DEUS AMOU O MUNDO


O tempo da Quaresma é o momento propício para meditarmos sobre aquilo que é o centro de nossa fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta meditação não deve simplesmente ficar na linha da razão, mas deve nos levar a uma profunda experiência sobre o porquê o Verbo de Deus se encarnou, resposta contida no evangelho de São João: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu Seu Filho único para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16).

Meditar sobre o mistério da Paixão de Jesus é meditar sobre o amor de Deus, que nos deu Seu Filho único para nos trazer vida. Mas como temos feito essa experiência do amor de Deus por nós? O próprio Apóstolo São João, no início de seu evangelho nos fala que Jesus “estava no mundo, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era Seu, mas os seus não o receberam” (Jo 1, 10-11). Temos recebido Jesus? Acolhemos sua presença em nossa vida?

Aquele que acolheu (acolhe) o amor Deus tem em sua vida os sinais deste amor. É impossível fazer a experiência do amor e continuar a ser o mesmo, pois o amor tem em si a capacidade de nos tornar aquilo que ele é: amor. Ele restaura a nossa vida e nos dá o sentido que tantas vezes procuramos.

Um cantor de música popular canta sobre a força do amor: “O amor tem feito coisas que até mesmo Deus duvida, já curou desenganados, já fechou tanta ferida... O amor junta os pedaços, quando o coração se quebra, mesmo que seja de aço, mesmo que seja de pedra... Fica tão cicatrizado, que ninguém diz que é colado, foi assim que fez em mim, foi assim que fez em nós esse amor iluminado” (Ivan Lins).

A experiência do amor em nossa vida tem essa força de restauração, e ela pode ser feita de maneira mais efetiva neste tempo que estamos, quando mergulhamos naquilo que é celebrado, nas leituras que nos são propostas, nos exercícios espirituais que somos convidados a fazer.

Em cada passo, reflita sobre o amor de Deus: em sua oração, reflita sobre este Deus que se deixa encontrar todas as vezes que você o busca; na experiência do sacramento da Confissão, mergulhe no amor de Deus que te perdoa; na partilha realizada, deixe que o amor de Deus passe por suas mãos e chegue àquele que Dele necessita. São João nos diz que “a todos aqueles que o receberam (Jesus – o amor), aos que crêem no Seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1, 12).

Essa experiência do amor é concreta e pode ser vivida hoje, basta que nos abramos à sua força e percebamos os seus sinais em nosso meio.

Que Deus nos abençoe e envie sobre nós o Seu Espírito, nos conduzindo a esta experiência do Seu amor!

Marcos

Um comentário:

  1. Amados a paz, adorei a iniciativa, adorei ainda mais ter acessos a programação de toda a Paróquia, Assim facilita aconpanhar todos os momentos em comunidade. Parabéns belo texto.

    ResponderExcluir