domingo, 10 de abril de 2011

QUARESMA: TEMPO DE ESPERAR COM NOSSA SENHORA

Vivemos em um tempo em que a ansiedade tenta nos dominar. Ficamos ansiosos à espera de um bom emprego, de uma boa casa, da família ideal, da realização de nossos sonhos. E muitas vezes esquecemos de viver o momento presente (que como o próprio nome diz, é um PRESENTE de Deus para nós).

Mas, qual a relação da Quaresma com tudo isso? Por meio da Palavra e da Igreja temos a oportunidade de viver a preparação para a Morte e Ressurreição de Jesus, o maior “momento” do cristianismo e centro de nossa fé católica. Um tempo de perdão, de reflexão e de vivência prática daquilo que cremos: Jesus é o nosso salvador!


Nossa Senhora, embora sendo uma mulher de grande fé e temor a Deus, questionou o anjo no momento da anunciação:” Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus” (Lucas 1, 34-35).


Apesar de seu temor inicial, após a anunciação, Nossa Senhora não se limitou ao medo, pelo contrário, teve a capacidade de vencer o medo pela fé. E também pela fé foi capaz de acompanhar os passos de Jesus até o Calvário sem cair no desespero e na descrença.


É do coração de nossa Mãe Maria que podemos aprender e apreender essa virtude e capacidade de PASSAR pela dor e não de permanecer nela. E a quaresma é o tempo mais propício para que nós católicos pratiquemos essa virtude. Em meio a tantas adversidades em nossas vidas, encontramos esse consolo e essa educação da fé por meio do amor da Mãe de Jesus.


Que assim como os olhos Dela, nossos olhos estejam voltados não ao ato de morte ocorrido na cruz, mas sim ao sinal de ressurreição e de vida que esta mesma cruz sinaliza, representa e se apresenta a nós para renovar e reanimar a nossa fé.


Que nesses quarenta dias de retiro espiritual você possa levar Maria contigo e aprender a partilhar com Ela as dores, angústias e preocupações que compõem o seu Calvário, bem como as alegrias, vitórias e triunfos que Deus prepara para você por meio das mãos de sua Mãe.


Juliana de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário