sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

NÃO VIVO DO QUE VEJO, MAS DO QUE CREIO


Todos nós passamos por diversas provações, sofrimentos e tribulações. Situações que muitas vezes nos fazem questionar a existência de Deus e o Seu amor por nós, pois mexem profundamente com os nossos sentimentos criando em nós a sensação de estarmos desamparados, sem um apoio em meio às lutas do cotidiano. Mas a função destas provas em nossa vida é justamente outra, e é isso que nós precisamos entender: por que sofremos?

O sofrimento tem um poder de nos colocar em contato com Deus da forma como Ele é de fato. Temos muitas projeções a respeito d’Ele. Algumas boas, certas... outras nem tanto. O fato é que o sofrimento nos dá a graça de um encontro pessoal profundo com Deus, pois é um meio de purificação de nossa fé, onde tudo o que achamos e acreditamos a respeito de Deus cai ao chão e encontramos a oportunidade de deixar crescer em nós uma fé pura, não baseada em idéias humanas, mas provada.

A fé provada é aquela que nasceu da provação. É aquela experiência de Deus que foi capaz de revolucionar a nossa existência, a ponto de conseguirmos superar a tribulação que passávamos. É a fé que nos dá a certeza, mesmo em meio às dores, que Deus cuida de nós e é o nosso socorro e auxílio. É a fé que nos faz viver daquilo que acreditamos e não mais do que vemos.

Quando fala a respeito da fé São Paulo nos diz: “Andamos na fé e não na visão” (2CO 5, 7). Este andar na fé e não na visão só é possível para aquele que fez uma profunda experiência de Deus, que sabe que a visão engana, mas Deus não. As situações que vemos, ouvimos ou vivemos tentam com freqüência nos pôr pra baixo, entristecer, levar ao sofrimento, porém, aquele que anda na fé não se deixa enganar, porque sabe que Deus está no controle e assim PASSA pelo sofrimento, pois sua força vem de Deus.

A fé provada é aquela que nos dá a certeza daquilo que não vemos. É uma certeza interior que nos faz esperar, mesmo quando tudo aos nossos olhos nos leva ao desespero. Essa experiência de fé nos faz dizer como o Salmista: “Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos! Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!” (SL 26, 13-14).

Que Deus nos dê a graça dessa experiência da fé, a ponto de não vivermos mais do que vemos, mas sim daquilo que cremos.

Deus o abençoe!

Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário