segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bem aventurada és tu que creste...

Você crê em Deus? Certamente alguém já lhe dirigiu esta pergunta em algum momento, certo? E o que você respondeu? Bem, independente da resposta gostaria de chamar a sua atenção para podermos refletir um pouco sobre a fé.

São Tiago nos diz: “Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem” (TG 2, 19). Em suma, o Apóstolo nos fala que não basta simplesmente crer em Deus. É necessário viver a fé, e viver a fé significa que precisamos deixar que aquilo que cremos ou Aquele em quem cremos possa fazer algo em nós, do contrário nossa fé será vã, pois não passará de algo professado da boca para fora.

Vamos olhar para a experiência de fé de Nossa Senhora, uma fé tão bem vivida que fez com que Isabel, sua prima, reconhecesse e proclamasse: “Bem aventurada és tu que creste, pois se hão de realizar todas as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (LC 1, 45). A fé vivida foi o que fez Maria feliz, pois permitiu que ela tocasse com as mãos todas as promessas que Deus lhe havia feito. A primeira promessa: o menino Jesus em seus braços. Imagine o dia em que Jesus nasceu e que Maria pôde, tocar com as mãos o que até então só havia tocado pela fé! Quanta alegria!

A experiência da fé em nossa vida precisa produzir frutos concretos, nos fazendo ser pessoas de fé, mas para que isso aconteça nossa fé precisa ir além de um simples acreditar. Sim! Mais do que acreditar, precisamos dar crédito Àquele em quem acreditamos, e isso é bem diferente, porque quando você dá crédito a alguém você está se arriscando e quando se arrisca, ousa, experimenta o grande desafio da fé: acreditar sem ver. Mas ao mesmo tempo, fica próximo de provar o fruto da fé: ver aquilo em que acreditou.

Hoje em dia nós corremos um grande risco de viver a nossa fé de uma maneira superficial. Mas Deus nos chama para vivência concreta da fé, que por conseqüência vai produzir frutos de salvação e de felicidade em nós e nos nossos. É o que nos garante São Paulo quando diz “Se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação” (ROM 10, 9-10).

Que a Virgem Santa nos ajude a trilhar o caminho da fé e interceda para que sejamos como ela: Bem aventurados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário