segunda-feira, 24 de maio de 2010

Católicos com práticas espíritas?

Vemos hoje com muita clareza crescer em nosso meio a divulgação de materiais com informações que vão contra a doutrina cristã, negando verdades proclamadas por nossa fé como a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, sua ressurreição, a nossa redenção por seu Sangue entre outras verdades. Estes materiais chegam até nós por meio de jornais, revistas, livros, novelas, filmes e demais formas, e acabam por entrar em nossa vida de maneira muito sutil, fazendo parte do nosso cotidiano, a ponto de, em certos momentos passarem a serem coisas "normais" para nós, aceitáveis.

Em meio a este crescente avanço destas "verdades" que contradizem a nossa fé, vemos a necessidade de retomar o que a Igreja e a própria Palavra de Deus nos apresenta quando se refere a este assunto.

No livro do Deuteronômio 18, 10-13 diz: “Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas”. Por “adivinhos” devemos entender todas as formas de se buscar o conhecimento de realidades ocultas, conhecer o futuro, etc. Entre essas práticas estão, entre outras, a invocação dos mortos (necromancia), a leitura das mãos (quiromancia), a astrologia, os búzios, cartomancia, consultas aos cristais, tarôs, numerologia, etc.

Em Levítico 19, 31 encontramos a seguinte ordem no Senhor para nós: "Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus".

O Catecismo da Igreja Católica nos apresenta o seguinte texto: “Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõem ´descobrir´ o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia (leitura das mãos), a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão (bolas de cristais), o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e finalmente sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Estas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus” (N° 2116).

Vejam irmãos, que a Palavra de Deus e a Igreja advertem os fiéis a evitar as práticas que vão contra a fé que professamos. Não rejeitamos os espíritas, que pela fé que professamos são nossos irmãos, mas a prática do espiritismo, seja qual for a forma. É a esta prática que nós, cristãos professos, não podemos nos deixar envolver.

Diante disso, nos vem o questionamento: será que devemos buscar o que nos é apresentado hoje pela mídia e que contradiz a nossa fé? Sabemos que hoje existe um filme em cartaz que já bateu recorde de bilheteria divulgando verdades que não são as que professamos, como a reencarnação. Da mesma forma, programas de TV com o mesmo tipo de conteúdo. Na oração do Creio nós dizemos que “Cremos na ressurreição da carne e na vida eterna”. Como mãe, a Igreja nos orienta a não nos deixarmos envolver por estes enganos e nos mantermos firmes em nossa fé.

São Paulo nos fala: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém” (1CO 6, 12a). Será que isso nos convém?

Que o Espírito Santo ilumine nossas escolhas e nos conduza sempre pelos caminhos que produzem vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário