domingo, 2 de janeiro de 2011

DIZEI UMA SÓ PALAVRA

Uma só palavra de Deus seria o bastante para transformar toda a nossa existência, e isso pelo fato de ser palavra de Deus e não palavra de um homem.

Hoje a nossa experiência com a palavra tem sido um tanto quanto superficial. Isso porque, muitas vezes, a nossa própria vida é vivida de maneira superficial. Explico-me: o termo superficial indica o que está na superfície, logo, não se aprofunda. Em nossa vida, em nossos relacionamentos podemos notar uma grande superficialidade, ou seja, temos certo receio de dar mais, de nos aprofundarmos, de ousarmos e isso acaba nos tornando superficiais no que fazemos.

É possível notar que esta superficialidade é tantas vezes causada pelas feridas que trazemos ao longo de nossa história. As decepções que temos com as pessoas que estão ao nosso redor e conosco mesmo tem criado estas feridas, e como defesa, para não sofrermos mais e não nos frustrarmos nos fechamos, passamos a viver de maneira superficial.

A experiência com a palavra de Deus acontece na vida daquele que tem um coração aberto, que não impõe um limite nem condições àquilo que Deus quer fazer. O evangelista Mateus nos fala de um centurião que chegou a Jesus pedindo que curasse seu servo que estava enfermo. Jesus imediatamente se dispôs a atender ao pedido, porém, a resposta do centurião foi: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado” (Cf. MT 8, 5-13). Diante de um coração aberto, uma palavra de Deus pode realizar milagres e foi o que aconteceu com aquele homem.

Deus nos convida à experiência concreta com a palavra. Através dela Ele nos orienta, nos cura, nos faz crescer na fé, na esperança e na caridade. A palavra tem o poder de mudar todo o nosso ser, porque é a voz de Deus a falar ao nosso coração, como acontecia na criação do mundo, onde Deus dizia “Faça-se”, e pela Sua palavra tudo era criado. Quando nos dispomos à palavra acontece em nós a obra da recriação, e tudo o que foi destruído em nós é recriado, porque assim é a ação da palavra em nossa vida. Basta uma só palavra...

O que nos falta? Simplesmente nos abrirmos, buscarmos nos relacionar com Deus através de sua palavra... deixarmos Deus fazer a sua obra em nós!

Maria é o nosso grande modelo de abertura à palavra: se abriu de tal forma que o verbo (a palavra) se fez carne em seu ventre e através dela, a palavra habitou entre nós, Jesus veio ao mundo.

Que ela nos conduza e nos ensine a acolher a palavra em nossa vida. Para isso, pedimos: “Mãe da Divina Graça, Rogai por nós! “

Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário