quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

UM NOVO TEMPO


Ao iniciar o ano civil, no primeiro domingo do ano, a Igreja nos chama a celebrar a Solenidade da Epifania do Senhor. Epifania é uma palavra de origem grega, onde, na tradução simples, podemos dizer que é o mesmo que “Manifestação”. Celebrar a Epifania do Senhor significa celebrar Deus que está no meio de nós, um Deus próximo e que nos mostra o seu rosto. Deus que se revela aos seus. Na tradição popular essa festa é conhecida também como a festa de “Folia de Reis”, pois têm destaque nesta comemoração os personagens dos magos que vieram do oriente a Jerusalém seguindo a estrela, e encontraram o menino Jesus na manjedoura em Belém.

Meditando sobre as leituras propostas pela Igreja para esta Solenidade me deparei com um trecho que me saltou aos olhos e serviu como direcionamento para o ano que se inicia e que gostaria de partilhar. É o trecho que está no evangelho de São Mateus, onde diz: “Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram” (MT 2, 11a).

Dois pontos deste texto me chamaram a atenção:

1. “Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe”. Como está o seu relacionamento com Nossa Senhora? Se quisermos viver um ano na presença e na graça de Deus devemos perceber que, se queremos encontrar Jesus, Maria é um caminho seguro para isso. Iniciar um ano buscando a intimidade com Nossa Senhora, meditando sobre sua vida através da oração do Santo Terço, recorrendo à sua intercessão e pedindo o seu auxílio em nossa caminhada de filhos significa viver um ano da presença de Deus, pois quem encontra Maria, chega a Jesus.

2. “Prostrando-se diante dele, o adoraram”. No dicionário o termo adorar indica “Ter grande admiração, apreço por, identificação com algo ou alguém”. A prostração dos magos vai além de um simples ato de parar e olhar o menino. É uma prostração de adoração, ou seja, um ato de se prostrar, contemplar, admirar, se identificar com aquele a quem se olha, querer ser como Ele. Essa deve ser a nossa postura ao iniciar um novo ano: postura de adoradores; pessoas que querem ser como Aquele que adoram: humanos, simples, presença de Deus...

Para os dois pontos encontramos a ação de Deus e a colaboração do homem: Deus que se deixa encontrar e o homem que vai ao Seu encontro. Da parte de Deus, saiba que sempre há a disposição e abertura aos seus, mas o que precisamos avaliar é como está o nosso coração, pois a Palavra nos revela duas vias seguras de encontro com o Senhor, que é através de Nossa Senhora e através da adoração.

Ao iniciar um novo ano as nossas esperanças se renovam, mas se queremos mantê-las vivas, precisamos buscar a Deus, do contrário, no meio do percurso vamos perder aquele que encontramos.

Os magos dão um grande testemunho de adesão a Jesus e ao Seu Reino. Depois deste primeiro encontro com o Senhor, temos o resultado: “Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho” (MT 2, 12). Deus lhes revelou os caminhos que levam à vida e os que levam à morte e eles seguiram o caminho da vida.

Que caminhos vamos seguir?

Que Deus nos abençoe e nos conduza.

Feliz Ano Novo!!!

Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário