domingo, 2 de janeiro de 2011

Advento


“Em meio à treva escura, ressoa clara voz. Os sonhos maus se afastem, refulja o Cristo em nós.
Despertem os que dormem feridos de pecado. Um novo sol já brilha, o mal vai ser tirado.
Do céu desce o Cordeiro que traz a salvação. Choremos e imploremos das culpas o perdão.
E ao vir julgar o mundo no dia do terror, não puna tantas culpas, mas venha com amor.
Ao Pai e ao Seu Filho poder e majestade, e glória ao Santo Espírito por toda a eternidade”
(Trecho da Liturgia das Horas, vl. I)

Iniciamos vigilantes em oração o Ano Litúrgico com o Tempo do Advento. Mas, o que é “Ano Litúrgico”? O que é “Tempo do Advento”?

Ano Litúrgico é a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo do ano. A cada ano, os cristãos revivem as etapas mais importantes da vida de nosso Senhor: seu nascimento, a morte, ressurreição, ascensão e o envio do Espírito Santo... No ano civil, somos orientados pelas estações (primavera, verão, outono, inverno) e pelas festas cívicas (carnaval, Tiradentes, Independência...). No Ano Litúrgico nossa caminhada de fé é marcada pelos momentos fortes da vida do Senhor.

A expressão “Ano Litúrgico” começou a ser usada no século XIX, quando surgiu o Movimento Litúrgico. A liturgia foi coroada no Concílio Ecumênico Vaticano II, com a constituição “SACROSANCTUM CONCILIUM”. O modo como se organiza o Ano Litúrgico pode ser por tempos:

1. Tempo do Advento: 4 Domingos antes do natal;
2. Tempo do Natal: até o batismo do Senhor;
3. Tempo da Quaresma: 5 Domingos mais a Semana Santa;
4. Tempo Pascal: da Páscoa até Pentecostes;
5. Tempo Comum: 34 Domingos assim distribuídos – da festa do batismo do Senhor até o início da Quaresma; de Pentecostes até o 34º Domingo Comum.

Por isso, a cada Domingo que nos encontramos na Santa Missa recebemos a Santidade de Cristo como fonte de graça, além de aprender a ser santo com a Palavra de Deus.

Com o Tempo do Advento (latim: adventus, que significa chegada, vinda) somos chamados a refletir sobre dois aspectos da vinda de Cristo: aquela histórica, já realizada, e aquela escatológica, que ainda não foi alcançada. É o tempo de preparação próxima para a solenidade do nascimento do Salvador, porém, não uma simples preparação, mas uma vivência sob o sinal da vinda do senhor que veio e que há de vir. A Palavra de Deus que nos acompanhará nos próximos Domingos nos ensina que Jesus vem e continua vindo, estando presente nos acontecimentos felizes ou tristes da nossa vida. Estamos nós preparados para reconhecê-lo? Imaginemos, por exemplo, a reação que teria uma pessoa piedosa que teve uma vida cristã exemplar, se um dia disséssemos: “prepara-te, amanhã terás o encontro com o Senhor!” Olharia ela para nós surpresa e desconcertada, ou talvez sorrisse, achando que soltamos uma piada de mau gosto. Mas, depois, percebendo que estamos falando sério, faria um exame de consciência, chamaria um padre para se confessar, ou pediria a Deus a graça de adiar a sua vinda ao menos por alguns anos. Isso mostra que todas as vindas do Senhor nos assustam. Elas colocam às claras nossas incoerências, as nossas falsidades. Fazem desabar, como castelos de areia, todas as justificativas que temos bolado para proteger nossas fraquezas, nossas misérias, nossas escolhas incoerentes e mesquinhas. As leituras do Advento nos convidam à vigilância, a conservar os olhos bem abertos para descobrir e preparar os caminhos que Jesus escolheu para vir libertar-nos de todos os males. Somos convidados a nos mover ao encontro do Senhor, segundo o profeta Isaías: “subamos a montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas” (Isaías 2, 3).

Maria é portadora da esperança da humanidade, corpo que Deus escolheu para que Seu filho realizasse o sonho de ser à nossa imagem e semelhança. Ela é a melhor expressão da espiritualidade desse tempo declarando-se “serva do Senhor”.

Que a nossa preparação para o Natal seja de muita conversão, mudanças, transformação, libertação. Isso só pode ser feito com muita fé e atitude no exercício perseverante da oração, onde o coração seja o lugar que Jesus vai nascer e morar.

Participe dessa espiritualidade Cristã, fazendo as novenas nas casas, participando da campanha do NATAL + FELIZ, juntando os alimentos durante esse tempo de preparação e também adquirindo o Cartão de Natal da campanha.

Celebre um Natal cheio de Luz no seu coração e participe junto conosco.

Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Paz, Fé e Libertação!

Pe. Hailton Alves de França

Nenhum comentário:

Postar um comentário