domingo, 2 de janeiro de 2011

NOVEMBRO, MÊS DE TODOS OS SANTOS

O mês de novembro teve início com a Solenidade de Todos os Santos, comemorada no dia 1 e celebrada na liturgia do primeiro domingo. É uma das mais belas festas da Igreja, pois nos faz meditar sobre a vocação universal de todo filho de Deus: a Santidade.

Parece que hoje em dia não está muito “na moda” falar sobre santidade. Às vezes as pessoas têm certos preconceitos em relação a este tema, mas por terem uma visão distorcida do que é ser santo. Muitos crêem que as exigências da santidade são para pessoas especiais, com dons sobrenaturais, mas não é assim! Santidade é chamado de todos e faço questão de falar sobre este assunto...

Quem é o Santo? Você já se fez esta pergunta? Se sim, já tentou respondê-la? Bem, o Santo é aquele comprometido com as propostas do evangelho e que na vida busca traduzi-las em seus atos. Ele faz com que a boa nova de Jesus seja boa nova para sua vida e também para a vida daqueles com quem ele convive. Ele tem a palavra sempre diante dos seus olhos e permite que ela seja a luz para o seu caminho.

Me chama a atenção a experiência de Santidade de Nossa Senhora, uma menina simples de Nazaré que um dia tem uma experiência com a palavra: um anjo lhe anuncia uma boa nova. A acolhida da palavra em sua vida foi tão profunda que João nos diz: “A Palavra se fez carne e habitou entre nós” (JO 1, 14). Pelo acolhimento de Maria à Palavra, Jesus nasceu, veio ao mundo para nos salvar. Mas a palavra produziu ainda mais frutos no coração de Maria, e lhe infundiu posturas que somente aquele que acolhe a palavra pode ter:

- A Fé: Maria foi chamada de bem-aventurada por crer. Tinha plena convicção do chamado de Deus à sua vida e por viver a fé provou da fidelidade do Senhor em sua história. Por causa de sua fé que todas as gerações a proclamam bem aventurada.

- A Disposição: Somente uma pessoa que tem uma profunda experiência com a palavra de Deus deixa o seu conforto para ir ao encontro dos mais necessitados. Maria foi assim: sabendo que sua prima Isabel estava grávida, não hesitou, foi ajudá-la.

- A Oração: Uma pessoa com profunda intimidade com Deus. Guardava tudo em seu coração e esta é uma postura que somente aquele que acolhe a palavra tem.

- A Fortaleza: Pense nos seus sofrimentos. Pense nos sofrimentos de Maria, senhora das dores, aquela que Simeão disse: “Uma espada transpassará a tua alma”. Agora pense que diante dos sofrimentos, São João nos diz que ela estava, de pé, aos pés da cruz de seu filho Jesus. Isso é a fortaleza.

Tantas outras virtudes poderíamos destacar: a humildade, a ternura, a paciência... mas tudo isso é resultado. Maria não nasceu pronta, mas foi permitindo que a palavra a moldasse. Ser santo é isso: deixar-se moldar pela força da palavra. Não é algo impossível, mas muito pelo contrário.

Deus nos chama à santidade. Ele diz: “Sereis santos porque Eu sou Santo” (LV 11, 45b). Se Deus nos chama, certamente Ele nos capacitará. Basta nos lançarmos.

Deus o abençoe e conduza neste caminho de santidade!

Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário