domingo, 2 de janeiro de 2011

A VOCAÇÃO UNIVERSAL

Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu” (MC 10, 21)


Deus tem um projeto de amor para cada um dos seus filhos, e da realização deste projeto depende a nossa felicidade. Este projeto recebe o nome de vocação, que nada mais é do que um chamado, um propósito de amor de Deus para nós.

Cada um tem uma vocação, e a descobrimos no decorrer de nossa vida à medida que nos encontramos com o Senhor. É uma descoberta pessoal onde vemos, através das situações do nosso cotidiano, das experiências que temos diante do que fazemos o que nos realiza, e compreendemos que se trata de vocação justamente pelo fato do que fazemos nos realizar, porque é algo que vai além de uma aptidão, porque fazemos por amor...

Um poeta diz: “Para ser grande, sê inteiro”, e se quisermos ser grandes em nossa vocação, devemos ser inteiros, ou seja, vivê-la sem reservas. O que nos faz viver sem reservas é o amor... só seremos realizados em nossa vocação se a vivermos no amor, que é o chamado de todos, nossa vocação universal.

O amor sendo a vocação universal é o que dá sentido à nossa vocação pessoal e que faz com que a vivamos plenamente. Se temos uma vocação, mas não a vivemos no amor, ela será vã, e logo perderá o sentido. Vemos isso na experiência do jovem rico relatado no evangelho de são Marcos, que diante de tudo o que fazia, recusou o chamado de fazer com amor o que fazia quando Jesus diz: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu”. O que dá sentido a vocação é o amor...

O amor nos faz ser plenos e nos faz viver sem reservas. Somente através da experiência do amor que seremos capazes de renunciar, porque amar dói, exige sacrifício, entrega, doação. Vemos isso na forma como Jesus viveu a sua vocação: deu a vida numa cruz. De sua entrega plena encontrou a felicidade, pois venceu a morte, ressuscitou.

Aquele que vive a vocação com amor jamais perde. O jovem rico não entendeu que quem mais dá é quem mais tem. Quem mais ama, mais é amado, pois assim vivemos o propósito de Deus para nós.

Naquilo que você faz, na forma que vive a sua vocação, gostaria de chamá-lo à reflexão: tem feito sentido? As vezes perdemos o sentido em nossa vocação pessoal não porque não é de fato nossa vocação, mas porque falta o amor. Pense nisso... reflita e peça ao Espírito Santo que o ilumine.

Como sugestão, leia o relato do evangelho de São Marcos 10, 17-22.

Deus o abençoe!
Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário